Review do EP Bezukov – A água, o cinza, o vão

Publicado: 22/12/2011 por Christhian Beschizza em CRITICA MUSICAL
Tags:,

Antes de mais nada

 >link para download <

A primeira impressão do trabalho de Roger Farias já nos exige reflexão: não há ordem nas faixas, forçando o ouvinte a optar pela ordem de execução.

Começei por ‘Moviola’, primeira opção da lista de reprodução do player. Começamos por uma indução ao transe, monotonia em exploração de timbres, criando um ambiente relaxado bem trabalhado com transições singelas. O tema se constroi lentamente e continua evolvendo até finalmente atingir o silêncio.

Seguido por ‘Departure’, o autor novamente nos apresenta a ideia de ruido sendo trabalhado, a metamorfose do som e a introdução evolutiva de novos timbres explorando a percepção sensorial. Uma referencia à maresia finaliza a tensão trabalhada, culminando em um alívio sutil.

Começa ‘Imerso’, e já de cara o ouvinte sente o clíma marítimo sustentado pela simulação de ondas. Na metade da música, o relaxamento vai se quebrando a partir da pluralidade bem trabalhada de sons simultâneos, apenas uma preparação culminar novamente em total resolução.

Finalmente em ‘Litost’, podemos perceber a forma refinada em que o autor trabalha o ruído, nos preparando para encara-lo com uma naturalidade elegante e induzindo a calma. Atingido o estado de concentração necessária, é possível a identificação de ruídos  de natureza duvidosa ao fundo, ocultos pela tradicional monotonia. Os sons, que remetem a uma espécie de sofrimento, crescem em presença até que finalmente cessam e fecham com chave de ouro a viagem auditiva que nos é apresentada por Roger Farias.

meu parceiro de longa data

o blog TOCADOMAGGOT recomenda esse trabalho apenas para os mais refinados gostos musicais e adverte que esse som pode não agradar qualquer um.

comentários
  1. bezvkov disse:

    esse álbum eu aprovo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s